Sejam Todos Bem Vindos

"Quando tudo nos parece dar errado acontecem coisas boas que não teriam acontecido se tudo tivesse dado certo."
Renato Russo

quinta-feira, 16 de julho de 2009

Reunião Com Diretores da Rede Municipal

Segunda - feira dia 13/07/2009, aproveitei que os diretores da rede municipal estavam todos reunidos tratando de assunto do Programa Dinheiro Direto na Escola (PDDE), para lembrá-los da importância do Projeto Presença e que a participação de todos é de suma importância. Indiquei a apresentação do Curta "Vida Maria" criado pela Secretaria de Cultura do Ceará vencedor do 3º prêmio Ceará de Cinema e vídeo, com direção e roteiro de Márcio Ramos. (Vida Maria conta a história de Maria José que é levada a largar os estudos para trabalhar. Enquanto trabalha, ela cresce, casa, tem filhos, envelhece. Ao final, o início de um novo ciclo que vai reproduzir o seu passado no futuro de sua filha. ) indiquei a apresentação deste filme por dois motivos, o primeiro porque o filme é de uma qualidade incrível, em todos os aspectos e o segundo para que todos refletíssemos o quão próximo essa realidade se cruza em nosso dia - a - dia, Quem nunca conheceu uma Maria?
De que forma podemos ajudar a criar condições para que as famílias entendam o valor da educação como meio para superar as condições da pobreza, e que a escolarização de seus filhos constitui forte componente para a quebra da reprodução intergeracional da pobreza.

6 comentários:

  1. Muito boa essa iniciativa, agora podemos trocar idéias e experiências. Também assisti esse filme, muito bom mesmo.

    ResponderExcluir
  2. Realmente, o vídeo Vida Maria retrata uma realidade que pode ser entendida não somente como uma realidade de desinteresse pela educação, em decorrência de uma fragilidade social vivida numa família tipicamente nordestina, retrata outra realidade, pois durante a nossa vida profissional é comum nos deixar envolver pelas exigências que concomitantemente aparecem, e logo nos vemos absorvidos por uma rotina, e continuamos nela, fazendo as mesmas coisas ano a ano, os problemas surgem e são resolvidos muitas vezes emergencialmente, só que as vezes sem muita eficiência, e assim, a cada exercício eles retornam. Isso foi muito discutido na reunião com os diretores, além obviamente de frisarmos a fatalidade das cenas e juntos buscarmos encontrar um meio para mudar essa realidade, ao mesmo tempo em que sentimos ainda mais o interesse em trazer a criança para escola e nela lhe proporcionar uma educação que realmente seja significativa na sua vida. Não basta apenas levá-la a escola é preciso garantir a qualidade da educação, logo porque sem ela a criança não verá muito sentido em permanecer naquele ambiente, aumentando desta forma o índice de evasão.

    ResponderExcluir
  3. Amei essa sua idéia de fazer 1BLOG referente ao PROJETO PRERSENÇA do PBF (Programa Bolsa Família)compartilhando conhecimentos e dúvidas com os demais colegas que atuam junto ao projeto. Seu BLOG ficou lindo.

    Garoto mente aberta >>> VC é DDDD++++++...

    >>>xerim>>> JubaLee.Estrela

    ResponderExcluir
  4. A simplicidade do vídeo Vida Maria revela a complexidade do problema evasão escolar.

    Parabéns pela iniciativa. O blog é uma ótima ferramenta de compartilhamento entre os operadores.

    ResponderExcluir
  5. Helena Mendes Operadora Master de Salgado-SE25 de julho de 2009 às 18:34

    Warley, amei esta idéia pricipalmente para todos os Operadodes Master ficarem mais unidos e tornar a Frequencia Escolar com menos Alunos Não LOcalizados. Espero que todos participem!!!

    ResponderExcluir
  6. Warley, gostei do blog. Espero que através dele nós, operadores, possamonos nos relacionar melhor nos ajudar-nos mutuamente. Sou novata e preciso, e muito, da ajuda dos colegas.

    Deus continue te abençoando.

    ResponderExcluir